Sociologia
A SOCIOLOGIA E A TEORIA DE KARL MARX
Teixeira de Freitas
2010
ELISÂNGELA PETRI DA SILVA
A SOCIOLOGIA E A TEORIA DE KARL MARX
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina sociedade e cultura.
Orientador: Prof. Okçana Battini
Teixeira de Freitas
2010
A SOCIOLOGIA E A TEORIA DE KARL MARX
A sociologia é uma área do conhecimento humano que nos possibilita uma visão de vários acontecimentos na vida social, sejam eles relativos á política, á economia ou a cultura. É importante porque através do estudo da vida social nos ajuda na formação da humanidade, contribuindo com o desenvolvimento dos pensamentos inteligentes, formando e criando idéias e projetos para novos rumos em nossa sociedade e traz caminho diferentes para compreendermos a realidade social.
O filósofo Karl Marx tem como teoria da sociologia crítica, as relações sociais que exploram a classe trabalhadora. Sendo ele um pensador socialista com o propósito de restabelecer a ordem social e contribuir para que houvesse mudanças radicais na sociedade capitalista que era ligada aos trabalhadores e participava de uma organização na luta proletária, onde defendia a idéia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva desde sistema que segundo ele era o maior responsável pelas grandes diferenças sociais. Em sua teoria o patrão explora o trabalhador assalariado, ficando com uma grande parte do valor obtido com as vendas das mercadorias produzidas pelos trabalhadores. Karl achava que o operário deveria receber mais e trabalhar menos. Para ele o capitalismo seria um modo de produção que se desenvolve a