Lubrificantes
Departamento de Engenharia Mecânica
Mecânica Aplicada – 2014/2
Professor:
Alunos (a): Alvissimo, Diego, Viviane
1. Importância da lubrificação:
A lubrificação é bastante importante para reduzir o atrito entre componentes mecânicos, e com isso, aumentar a vida útil das peças que o compõem, reduzindo assim custos operacionais. A mesma também é importante, em alguns casos, para refrigerar o sistema e reduzir a potência necessária para manter o mecanismo em movimento.
Há ainda outras inúmeras funções para os lubrificantes como: limpeza do sistema (retira partículas resultantes do processo de combustão), redução da potência necessária para manter o mecanismo em movimento e vedação (evita entrada de contaminantes externos).
2. Tipos de Lubrificantes
Os Lubrificantes podem ser pastosos, gasosos, sólidos e líquidos.
2.1 Lubrificantes pastosos.
Os lubrificantes pastosos ou semissólidos, mas mais conhecidos como graxas são óleos misturados com sabões para dar esta característica espessa e pegajosa. Estes são utilizados quando os lubrificantes líquidos não poder aplicados como em superfícies ou locais com alta temperatura.
As graxas possuem como pontos positivos vedar o sistema do ambiente. Evitando a entrada de substâncias indesejadas com água ou poeira. Esse isolamento evita também a saída, se houver, de óleo. Seu ponto negativo é que, como não há “fluidez”, como nos óleos, há dificuldade em dispersar o calor gerado pelo mecanismo. A maioria dos mancais de rolamentos é lubrificada com graxa, especialmente devido aos problemas de vedação dos rolamentos.
Graxas com lubrificantes sólidos como, por exemplo, graxas grafitadas ou com bissulfeto de molibdênio, podem aumentar a vida útil dos rolamentos consideravelmente. O seu desempenho depende do sabão, do método de fabricação, dos aditivos e do liquido lubrificante utilizado.
As graxas podem ser classificas pelos seguintes itens.
Consistência: É a resistência