espistemologia
É importante ter em conta que epistemologia e gnosiologia não são exactamente sinónimos. A epistemologia concentra-se no conhecimento científico, pelo que é a teoria da ciência. A gnosiologia, por sua vez, visa determinar o alcance, a natureza e a origem do conhecimento (teoria do conhecimento).
A epistemologia, por outro lado, tende a ser associada à filosofia da ciência, ainda que esta seja mais abrangente. Há questões que a filosofia da ciência analisa e que não apresentam interesse para a epistemologia enquanto interrogantes metafísicos (existirá a realidade objectiva ou não passará de uma mera ilusão dos sentidos?). Para a epistemologia, a resposta para essa pergunta é indiferente relativamente à existência de métodos de obtenção de conhecimento e aos critérios de validação do mesmo.
Outra disciplina vinculada à epistemologia é a metodologia. Convém esclarecer que, para o metodólogo, o conhecimento não é posto em causa, mas é antes considerado como algo já considerado como sendo válido pela comunidade científica. Como tal, a metodologia enfoca-se na busca de estratégias para ampliar o conhecimento. É caso para se dizer que o método é o procedimento para alcançar os objectivos e que a metodologia é o estudo do método.
Impotancia
A epistemologia é o estudo da construção do pensamento. Na ciência, então, a epistemologia estuda a construção do pensamento científico, da construção de conceitos. Ela ajuda a compreender as bases das teorias, o caminho percorrido para que uma teoria chegasse à sua definição. E saber como se dá a construção de uma idéia