Epistemologia
Curso de Mestrado em Direito
Luís Fernando Scherma Reis
EPISTEMOLOGIA DO PROCESSO JUDICIAL
Petrópolis
2013
Epistemologia do Processo Judicial
Epistemologia: [Do grego: epistéme, ‘ciência’, ‘conhecimento’ + -o- + logia] S.f
Conjunto de conhecimentos que tem por objetivo o conhecimento cientifico, visando a explicar os seus condicionamentos (sejam eles técnicos, históricos, ou sociais, sejam lógicos, matemáticos, ou linguísticos), sistematizar as suas relações, esclarecer os seus vínculos e avaliar os seus resultados e aplicações.
Epistemologia: (in. Epistemology; fr. Épistémologie; al. Epistemologie; it. Epistemologia). Termo de origem grega que apresenta duas acepções de fundo. Num primeiro sentido (como o inglês Epistemology) é sinônimo de gnosiologia ou de teoria do conhecimento. Num segundo sentido, é sinônimo de filosofia da ciência. Os dois significados estão estreitamente interligados, pois o problema do conhecimento, na filosofia moderna e contemporânea, entrelaça-se (e às vezes se confunde) com o da ciência.
Histórico: Podemos considerar como quatro momentos históricos para o surgimento da disciplina Epistemologia:
1ª – Descartes, neste primeiro momento seria a busca de uma verdade que resistisse a qualquer dúvida, uma evidência que permitisse a edificação da ciência sobre ela.
Mas a única certeza que logrou obter foi a de que ele mesmo Descartes existe. Essa certeza vem mediante o argumento “cogito ergo sum”. Mas tinha dúvidas quanto à existência de tudo além dele, ficando a ciência fundamentada sobre a metafísica.
2ª – Kant se prende na distinção entre a metafísica e as ciências naturais. A metafísica é possível pensar sobre seus objetos, mas não conhecê-los, vez que são imateriais, E as ciências naturais é factível o conhecimento mediante os sentidos.
3ª – Augusto Conte, Pai do Positivismo que descarta a explicação da realidade pela metafísica. Para ele, a