Retrospectiva da didatica
TEXTO: Didática uma retrospectiva histórica (Ilma Passos Alencastro Veiga)
A autora divide o texto em duas partes: 1. O papel da disciplina antes de sua inclusão nos cursos de formação de professores do Ensino superior – 1549 – 1930; 2. Procura reconstruir a trajetória da didática a partir da década de 1930 até os dias atuais.
Período 1549/1930
Jesuítas – período colonial – Ratio Studiorum – estudo privado/aulas expositivas/repetição/desafio/disputa/ exames orais e escritos - ensino humanista e universal/ enciclopédico e alheio à realidade da colônia – formas dogmáticas de pensamento - exercício/memória/repetição – formação do caráter – tradicional/religiosa.
Período 1870
Passagem do modelo agrário-exportador para um modelo urbano-comercial-exportador - Iluminismo – busca pelo ensino laico – Reforma de Benjamin Constant (1890) – escola com visão burguesa do mundo e da sociedade a fim de garantir a consolidação da burguesia industrial como classe dominante – visão essencialista do homem aliada a noção de natureza humana/racional – Inspirou a criação da escola pública, laica, universal e gratuita – Didática centrada no intelecto – essência – de caráter dogmático – métodos princípios universais e lógicos – professor é o centro do processo de aprendizagem – aluno como um ser receptivo e passivo – disciplina: forma de garantir a atenção, o silêncio e a ordem – “Didática: conjunto de regras que visam assegurar aos futuros professores as orientações necessárias ao trabalho docente”. A atividade docente – inteiramente autônoma em face da política, dissociada das questões entre escola e sociedade. Separa teoria da prática.
Período 1930/1945
Década de 30 – mudanças no modelo socioeconômico: substituição de importações – crise mundial/crise cafeeira – movimentos da reorganização das forças econômicas e políticas –(Revolução de 30) – marco histórico da “Nova República” – Getúlio Vargas _ Ministério da Educação e Saúde Pública –