Vera Candau
Resenha do livro: CANDAU, Vera (org.). Didática: questões contemporâneas. Rio de
Janeiro: Forma e ação, 2009.
Autora: Kelly Russo, Mestre em Ciências Sociais e Educação (FLACSO-AR), com
Especialização em Direitos Humanos e Diversidade Cultural (Unida – AR) e Doutoranda em
Educação (PUC-Rio).
Ser professor/a no século XXI significa enfrentar desafios. Ainda maior é o desafio de quem se propõe a formar futuros professores: é preciso retomar temas clássicos da sala de aula, sem ignorar questões que ocupam cada vez mais espaço nas discussões educativas. O impacto das novas tecnologias de comunicação e informação; as tensões presentes em alternativas supostamente inclusivas; as disputas curriculares ou a busca por propostas pedagógicas mais coletivas são alguns dos assuntos que o campo da didática vem incluindo com maior cuidado em seu horizonte de preocupações. Também a discussão sobre o reconhecimento das diferenças culturais e as lutas por reconhecimento identitário presentes em nossa sociedade. E esta questão tem recebido, nos últimos anos, a atenção especial de uma das maiores especialistas do campo da didática do país, a professora Vera Candau, quem acaba de organizar a primeira edição de Didática: questões contemporâneas, publicado pela editora Forma & Ação, do Rio de Janeiro.
O livro é uma coletânea de artigos resultantes das pesquisas produzidas desde 2006 pelo Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Escola e Cultura(s), coordenado por Vera Candau e vinculado ao Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de
Janeiro. Dividido em dez capítulos, a publicação tem como ponto forte ser fruto de um grupo de pesquisa, o que ocasiona uma sólida e bem-vinda unidade teórica e conceitual que é bem trabalhada pelos diferentes autores. Contudo, ser resultado do trabalho de um grupo de pesquisa também cria desafios: torna-se difícil um maior distanciamento que permita uma organização mais objetiva dos artigos sem criar redundâncias.
Os três primeiros