Resumo Vera Candau
Nome: Fernanda B de Lima
Disciplina: Didática Turma: 7 Curso: História
Professora: Roseane Adão
Resumo do Texto: “Didática: entre saberes, sujeitos e práticas”
Vera em seu texto explica como o meio social influencia na personalidade e o comportamento em sala de aula. Para ela é importante que práticas educativas partam do reconhecimento das diferenças presentes na escola e na sala de aula, na qual é de suma importância questionar os processos de homogeneização, que têm a intenção de encobrir as diferenças e reforçam o caráter monocultural das escolas. Segundo a autora nós futuros professores precisamos acabar com essa homogeneização imposta pela escola, precisamos fazer com que os alunos passem a questionarem as coisas, terem senso crítico e não aceitar meras imposições.
Temos que impedir que está igualação seja imposta pela instituição tradicional escola. Precisamos nos importar com às diferenças em geral (diferenças culturais, sociais, raciais) e buscar estimular o diálogo entre os alunos, assumindo a responsabilidade sobre esta interação.
Esta homogeneização traz preconceito, cria um aluno não critico e que tem medo de buscar o conhecimento. A autora diz no texto “A articulação entre o sistema educacional e a perspectiva empresarial se faz cada vez mais forte.” (Pág. 3) É o que vemos no nosso dia a dia, onde são formados para o mercado e não para a vida. As pessoas não aprendem à serem seres críticos. A intenção da didática é mudar essa realidade, mudar as formas de ensino-aprendizagem tradicionais, mesclar o ensino com o cotidiano.
No texto, a autora parte do ponto sobre em que consiste a educação intercultural explicando que a “interculturalidade crítica” ajuda na formação da identidade do ser contemporâneo e as práticas educativas devem partir do conhecimento das diferenças presentes na escola e na sala de aula.
Sendo assim devemos formar pessoas que não apenas assimilem um conteúdo, mas tenham a