Estradas
ENGENHARIA CIVIL
NOTAS DE AULA
CONTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS I
CANTEIROS DE OBRA
Elaboração: Prof. Dirceu Sasdelli Perez
BELO HORIZONTE 2012
1. CANTEIRO DE OBRAS
1. DEFINIÇÃO
Canteiro de obra é a denominação genérica dada ao local onde serão desenvolvidas as diversas atividades necessárias à realização de uma obra de engenharia.
Definição conforme a NBR - 12.284: “conjunto de áreas destinadas à execução e apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas operacionais e áreas de vivência”.
Definição conforme A NR-18 (Norma Regulamentadora nº18): “área de trabalho fixa e temporária onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra”.
De acordo com Illingworth (1993), os canteiros de obra podem ser enquadrados dentro de um dos três seguintes tipos: restritos, amplos e longos e estreitos.
Os canteiros ainda podem ser divididos em canteiros:
Pequenos: Para até 15 trabalhadores;
Médio s: De 15 a 60 trabalhadores;
Grandes: Acima de 60 trabalhadores;
2. PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO CANTEIRO DE OBRAS
1. Objetivos do planejamento de canteiros
O processo de planejamento do canteiro visa a obter a melhor utilização do espaço físico disponível, de forma a possibilitar que homens e máquinas trabalhem com segurança e eficiência, principalmente através da minimização das movimentações de materiais componentes e mão de obra.
Deve agregar à obra a rapidez, economia e qualidade.
O planejamento e a organização do canteiro de obras devem preceder à realização dos serviços de cada etapa da obra a fim de serem evitadas improvisações que fatalmente levam a desorganização da obra, ociosidade e subutilização dos equipamentos e mão-de-obra, transporte desnecessário e armazenamento inadequado dos materiais, desperdícios, perdas de