Didatica
Licenciatura em Ciências Biológicas
Disciplina: Didática
Semestre: 02
Fichamento 01 – Didática: Uma Retrospectiva Histórica
Professora: Katyuska Melo
Aluno: Walerson Lima Silva
A retrospectiva histórica da didática no Brasil teve varias abordagens do processo de ensino-aprendizagem e os diferentes enfoques do papel da didática ao longo do percurso histórico, desde os primórdios com os padres jesuítas até os dias atuais, diante disto, a mesma se divide em duas partes, onde a primeira aborda a didática antes de ser incluída em grades para a formação de professores a nível superior, e a segunda constituir na trajetória da mesma desde a década dos 30, até os dias atuais.
Durante os primeiros séculos da colonização portuguesa no Brasil, o ensino havia ficado a cargo dos padres Jesuítas em quase toda a sua totalidade. Com os interesses da metrópole estavam voltados para a criação de uma sociedade de economia agraria-exportadora dependente, o país vivia atado pelas barreiras que impediam o desenvolvimento de relações de produção diversificadas. Com isso, a educação tinha um papel secundário, servindo como instrumento de dominação da colônia pela aculturação dos povos nativos.
O plano de instrução era consubstanciado na Ratio Studiorum, trazida da
Europa para o Brasil, preconizado a formação do homem universal, humanista e cristão. De acordo com a orientação jesuítica, a ação pedagógica era marcada pelas formas dogmáticas de pensamento, contra o pensamento crítico. O ensino era completamente à realidade e necessidade de vida da colônia. As aulas eram ministradas de forma expositiva. No preparo das aulas, os mestres dedicavam atenção especial ao método ou as formulas, compreendendo: verificação do estudo empreendido, correção, repetição, explicação ou preleção, interrogação e ditado.
Durante o império e a republica, houve poucas as mudanças sofridas pela sociedade colonial, como não também após os Jesuítas não ocorreram no país