resíduos de construção e demolição
1.1 Definição e classificação dos Resíduos de Demolição e Construção
Os resíduos da construção civil são denominados popularmente de entulhos, os RCD (resíduos de demolição e construção) são todos os tipos de rejeito das obras da construção civil. Provenientes de novas construções, reformas, demolições e obras de infra estrutura.
“Entulho significa caliça, pedregulho, areia, terra, tudo quanto sirva para entupir, aterrar, nivelar depressão de terreno, escavação, fossa, vala, etc.; conjunto de fragmentos ou restos de tijolo, argamassa, madeira, etc.; provenientes da construção de um prédio; materiais inúteis resultantes de demolição; escombros, ruínas.”
(FERREIRA, 1999)
Os resíduos descartados de edificações derrubadas e outras estruturas são classificados como resíduos de demolição, enquanto os resíduos de construções novas, remodelagem e conserto de residências, edifícios outras obras são classificados como resíduos de construção. De acordo com o autor Tchobanoglous (1997) os RCD são de difícil caracterização e mensuração.
1.2 Origem e Geração dos Resíduos de demolição e Construção
A investigação da origem dos RCD é importante para a qualificação de sua geração. Conforme Levy (1997, p. 145) os resíduos de construção e demolição têm sua origem por vias de: catástrofes naturais ou artificiais (incêndios, desabamentos, bombardeios, entre outros; demolição de pavimentos rodoviários de concreto ou de obras que chegaram ao final de sua vida útil; deficiências inerentes ao processo construtivo empregado nos dias de hoje e à baixa qualificação da mão-de-obra;
Os resíduos gerados em construções novas destacam-se : materiais cerâmicos (blocos de alvenaria, tijolos, azulejos), madeira, gesso, aço, concreto e argamassas.
Em obras de demolição as misturas de materiais e componentes são inevitáveis e pode não favorecer a reutilização e a reciclagem do resíduo, que influi na qualidade do material