Mr. Neves
Possível instalar um circuito elétrico mais do que um recetor. A instalação pode fazer-se de duas maneiras: No circuito em série as lâmpadas são instaladas umas a seguir às outras, existindo assim só um caminho para a corrente elétrica.
No circuito em série verifica-se que o interruptor controla todas as lâmpadas, quando uma se funde as outras apagam-se e quando há um grande número de lâmpadas, a luminosidade diminui.
Usos: árvores de Natal
No circuito em paralelo as lâmpadas são instaladas em ramificações diferentes, existindo assim mais do que um caminho para a corrente elétrica percorrer. Há um ponto onde a corrente se separa em duas ramificações e outro ponto onde se junta outra vez.
No circuito em paralelo o interruptor instalado no circuito principal comanda todas as lâmpadas mas se for instalado em paralelo apenas comanda uma lâmpada. Quando uma das lâmpadas se funde as outras permanecem acesas e quando o número de lâmpadas é muito grande a luminosidade mantêm-se. É conhecido como um circuito paralelo um circuito composto exclusivamente por componentes elétricos ou eletrônicos conectados em paralelo (de conexão em paralelo, que é o mesmo que associação em paralelo ou ligação em paralelo). É uma das formas básicas de se conectar componentes eletrônicos. A nomeação descreve o método como os componentes são conectados. Como demonstração, consideremos um circuito simples consistindo de duas lâmpadas e uma bateria de 9 V. Na ligação paralela, os terminais positivos das lâmpadas são ligados ao teminal positivo da bateria, e os terminais negativos das lâmpadas são ligados ao negativo da bateria, sendo esta ligação diferente da ligação série. As grandezas que podem ser medidas neste circuito são R, a resistência elétrica (medida em ohms (Ω)); I, a corrente elétrica (medida em ampères (A), ou coulombs por segundo); e V, a tensão elétrica, (medida em volts (V), ou joules por coulomb).