POP LIMPEZA DOS AMBIENTES
Farmacêutico Responsável – ********** – CRF/PR-*****
Avenida Marcelino Rolon, ** – Centro – ***** - PR
Limpeza dos Ambientes – Procedimento Operacional Padrão (POP) nº 017
1. Objetivo:
- Padronizar os procedimentos para a manutenção e limpeza dos ambientes do estabelecimento para garantir a sensação de bem estar, a segurança, proteção e o conforto dos profissionais e clientes, de forma que o estabelecimento permaneça limpo, seguro e em ordem.
2. Materiais utilizados:
- Funcionário responsável;
- Móveis em geral;
- Pano;
- Rodo;
- Vassoura;
- Produtos de limpeza como: detergente, álcool, água, hipoclorito de sódio, saponáceos
- Luvas;
- Balde 3. Procedimentos:
- Ao chegar no início do turno de trabalho, observar se os objetos, armários, prateleiras, balcões, todo o ambiente enfim, se tudo está em ordem, em seu respectivo lugar. Inspecionar rapidamente sala de aplicação de injetáveis, ambiente de dispensação, escritório, refeitório, banheiro.
- Para realizar os procedimentos de limpeza, é obrigatório o uso de EPIs conforme a necessidade - imprescindível o uso de luvas para limpeza e desinfecção de materiais e ambientes.
- Limpeza do piso: Deve ser realizada em todos os dias de funcionamento da farmácia. Varrer o piso de toda a farmácia (de fora para dentro da farmácia), retirando desta forma os resíduos maiores e poeira. Após a varredura, passar pano molhado com solução detergente. Enxugar com pano seco. Após secagem, é passado um pano limpo com água e hipoclorito de sódio, deixando secar naturalmente.
- Limpeza das Paredes, Teto, Móveis e Equipamentos: A superfície dos móveis, balcões e equipamentos é limpa diariamente com pano umedecido com álcool a 70%, deixando secar naturalmente. A limpeza geral de paredes é realizada mensalmente com água e sabão (pano umedecido).
- Limpeza das prateleiras: As prateleiras com medicamentos, perfumarias e demais produtos são limpas tirando-se o pó das