manual
A Farmácia de Manipulação tem como objetivo a manipulação de fórmulas alopáticas magistrais e oficinais, de cosméticos com indicação terapêutica, medicamentos, fitoterápicos e correlatos mediante prescrição por receituário. Todas as atividades desenvolvidas no laboratório e na loja primam por qualidade, excelência e postura ética, voltadas sempre para o atendimento dos requisitos da prescrição. A Farmácia tem como rotina a manipulação de fórmulas com fármacos procedentes de fornecedores qualificados, sob a responsabilidade técnica do farmacêutico.
O respeito às normas legais estabelecidas pelos órgãos competentes, e aos procedimentos relacionados ao Manual de Boas Práticas de Manipulação conduzem os trabalhos de toda a unidade.
Objetivo do Manual
Descrever a rotina de atividades da Farmácia de Manipulação promovendo a realização de boas práticas de manipulação.
A - ORGANIZAÇÃO E PESSOAL
Todo o funcionário que ingressa na empresa é submetido ao exame médico admissional conforme PCMSO. Recebe treinamento inicial de noções de higiene e microbiologia, conduta, incluindo o uso adequado e manutenção dos EPIs fornecidos pela empresa, e treinamento específico para a função. O treinamento é registrado em registro específico. A empresa fornece os equipamentos de proteção individual necessários (máscara, luva, jaleco, touca, pro-pé). Para todos os cargos existentes é feita uma descrição das atribuições pertinentes a cada um. O número de funcionários é suficiente para realizar todas as tarefas com segurança. A farmacêutica é encarregada de supervisionar a manipulação e permanece farmácia por oito horas diárias.
B - ORGANOGRAMA DA FARMÁCIA - Anexo
C – INSTALAÇÕES
Condições gerais
A farmácia, destinada à manipulação de produtos magistrais e oficiais, está localizada, foi projetada e adaptada, para contar com uma infra-estrutura adequada às operações desenvolvidas, para assegurar a qualidade das preparações. A farmácia possui