Concreto leve estrutural
– Os concretos leves são reconhecidos pelo seu reduzido peso específicos e elevada capacidade de isolamento térmico e acústico Enquanto os concretos normais têm sua densidade variando entre 2300 e 2500 kg/m³, os leves chegam a atingir densidades próximas a 500 kg/m³. Cabe lembrar que a diminuição da densidade afeta diretamente a resistência do concreto. Os concretos leves mais utilizados são os celulares, os sem finos e os produzidos com agregados leves, como isopor, vermiculita e argila expandida. Sua aplicação está voltada para procurar atender exigências específicas de algumas obras e também para enchimento de lajes, fabricação de blocos, regularização de superfícies, envelopamento de tubulações, entre outras.
Aplicações:
Sua aplicação se dá em peças estruturais, enchimento de pisos e lajes e painéis pré-fabricados.
Vantagens
Redução do peso próprio da sua estrutura. Preservação da capacidade de sustentação de carga da estrutura.
Concreto Fluido - Indicados para concretagens de peças densamente armadas, estruturas pré-moldadas, fôrmas em alto relevo, fachadas em concreto aparente, painéis arquitetônicos, lajes, vigas etc. Este concreto, com grande variedade de aplicações é obtido pela ação de aditivos superplastificantes, que proporcionam maior facilidade de bombeamento, excelente homogeneidade, resistência e durabilidade. Sua característica é de fluir com facilidade dentro das formas, passando pelas armaduras e preenchendo os espaços sob o efeito de seu próprio peso, sem o uso de equipamento de vibração. Para lajes e calçadas, por exemplo, ele se auto nivela, eliminando a utilização de vibradores e diminuindo o número de funcionários Envolvidos na concretagem.
Aplicações
Utilizado em peças com elevada taxa de armadura, peças esbeltas ou em locais onde a vibração é difícil. Por ser fluido e com granulometria contínua tem a sua bombeabilidade facilitada o que