ESTAÇÃO CENTRAL DE ZARAGOZA
A Estação central de ônibus de Zaragoza está localizada no edifício da estação “INTERMODAL DE ZARAGOZA”, e seu acesso principal se da pela via Miguel Roca y Junyent.
Como chegar
Como a estação se localiza praticamente no meio do trajeto
Madrid/Barcelona, em seu site há uma série de formas de chegar partindo de várias partes da Espanha, facilitando a vida de quem não conhece muito bem o País.
O Edifício
O edifício foi inaugurado em 7 de maio de 2003 para serviços ferroviários e desde 05 de maio de 2007 também abriga a estação central de ônibus de
Zaragoza. Além disso, a partir de 11 de junho de
2008, o serviço de trens urbanos também opera.
Foi projetado pelos arquitetos Carlos Ferrater,
José María Valero e Félix Arranz, e obteve dois prêmios:
prêmio FAD de arquitetura em 2004 prêmio Brunel em 2005.
Fonte: http://www.estacion-zaragoza.es/sites/default/files/10_07_04_0048%20-%20Version%202c.jpg
É um edifício com um grande espaço interno, com mais de 600 metros de comprimento por 180 metros de largura. Um dos elementos mais inovadores deste projeto é o telhado , que de longe dá um perfil incomum, com grandes arcos na diagonal do corpo do edifício, um baralho de tetraedros que captam a luz e sua dimensão grande , recordando uma catenária invertido .
Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:EstacionZaragozaDelicias.png
O deck principal tem uma área de 40.000 m² e é composto por uma malha triangular, como um tabuleiro de xadrez de triângulos de luz e sombra que dão a estação uma luz natural alternada. Na área da plataforma central, a altura do teto torna-se 30 metros, em uma área onde não há um único pilar que suporta os 4 hectares de claraboias do telhado atormentado em de malha triangular.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/08/Zaragoza_-_Delicias_2.JPGforma
Desde sua inauguração até os dias atuais há uma estimativa de que já tenham passado pela estação mais de