Resumão de história - 1º ano do ensino médio
Expansão Marítima
Motivo
Europa estava em crise : grande parte da população havia morrido por conta da peste e da fome, a minas que continham metais preciosos já estavam se esgotando e não havia mais dinheiro para comprar os produtos que chegavam do Oriente.
As cidades italianas tinham o monopólio do comércio com o Oriente
Solução
Encontrar novas regiões que pudessem fornecer metais preciosos e mão de obra (já que mt gente tinha morrido por conta da peste e etc), e além disso buscar uma nova rota para o comércio com o Oriente sem intervenções italianas.
OBS : APENAS OS ESTADOS QUE UNIFICARAM O TERRITÓRIO PARTICIPARAM DA EXPANSÃO MARÍTIMA
O desenvolvimento de instrumentos como a bússola, por exemplo, ajudaram a superar o medo do "mar tenebroso"(por conta do mitos de que o mar acabaria num buuraco negro e etc).
1492-> Descoberta do Novo Mundo (América)
IMPORTANTE SABER !!!!!!!!
Unificação dos Estados = Estados Nacionais -> GOVERNOS FORTES, CENTRALIZADO, COM COBRANÇA DE IMPOSTOS E UNIFICAÇÃO DO TERRITÓRIO.
Expansionismo Português
Depois da Guerra da Reconquista Portugal se tornou o 1º estado Nacional Europeu, logo, foi o primeiro Estado a começar o processo de expansão marítima.
Portugal possuia uma ESTRUTURA POLÍTICA DEFINIDA e BURGUESIA EMPREENDEDORA.
A dinastia de AVIS impulsionou as navegações com o objetivo de conseguir AMPLIAR AS ROTAS COMERCIAIS, DESCOBRIR NOVAS FONTES DE METAIS PRECIOSOS, e em seguida, CHEGAR NO ORIENTE E ACABAR COM O MONOPÓLIO ITALIANO NO MAR MEDITERRÂNEO. Portugal também queria EXPANDIR A FÉ CRISTÃ.
Deve ser importante saber : "O projeto que norteou a expansão portuguesa é conhecido como "rota oriental ou périplo africano". Tratava-se de contornar o continente africano( que era explorado, pois ouro, escravo e marfim interessavam muito ao comércio europeu) e procurar uma possível passagem ao sil do cotinente que permitisse atingir o Extremo Oriente, evitandi assim que intermediários árabes e