Cultura marajoara
Por volta do ano 1.000 depois de Cristo, sociedades hierárquicas e populosas estavam estabelecidas ao longo das margens do rio Amazonas e seus principais afluentes. Explorando de maneira intensiva os recursos aquáticos e desenvolvendo agricultura nos solos férteis da várzea amazônica, aquelas populações desenvolveram complexas instituições sociopolíticas e uma rica cultura material. Pesquisas arqueológicas recentes têm demonstrado que sociedades extensas, hierárquicas e sedentárias ocuparam também a terra firme, fazendo parte de complexas redes de troca à longa distância. As trocas uniam as sociedades amazônicas e estabeleciam contatos que explicam as semelhanças culturais entre elas, expressas principalmente na produção da cerâmica e na arte rupestre.
Objetos e instrumentos de pedra, como machados de basalto e granito e adornos de jadeíte e nefrite circulavam como bens de prestígio, unindo as elites indígenas regionalmente.
Onde viviam
Os marajoaras viviam nas margens dos rios, geralmente em grandes tesos(Aterros), que poderiam chegar a 20m de altura. Nesses tesos eles moravam, realizavam rituais funerários ou cerimônias, os tesos eram formados com barro, argila, pedras, então toda vez que o rio enchia ele cobria boa parte desse teso, mas depois que esvaziava a terra ficava fértil então se plantavam coisas.
Cultura
A cultura marajoara possui um rico artesanato. Para você ver, eles tinham tangas (as mulheres) nessas tangas traziam histórias de cada uma. As tangas lisas eram de moças jovens, as com desenhos eram das mulheres mais idosas e nelas os desenhos falavam sobre a vida da mulher, não há uma tanga igual à outra.
Funerais
Outra coisa era na hora da morte, eles pegavam o morto, e colocavam dentro de urnas também de argila que poderiam ser desenhadas ou não, então enterravam o morto dentro da urna em uma daquelas malocas.
O que faziam para se proteger das cheias
Para se proteger nas cheias, que eram comuns na Ilha