Cultura Marajoara
Cultura Marajoara
Você já parou para pensar o que acontecia no Brasil antes da chegada dos portugueses?
A cultura pré colonial se mostra muito rica, como veremos ao conhecermos um pouco da Cultura Marajoara e Tapajônica. ’
Arte Marajoara
A cultura Marajoara surgiu na Ilha de Marajó, situada no estado do Pará, onde a partir de estudos entende-se que originou-se localmente, a partir de um processo de mudança cultural que ocorreu entre as comunidades que já habitavam a Ilha desde há 3.500 anos atrás.
Os índios produziam uma cerâmica muito elaborada onde eram utilizadas principalmente para cerimônias funerais. A fabricação incluía objetos para uso domésticos (sem decoração), apitos, estatuetas, tangas (utilizadas para cobrir o sexo), bancos...
Entre os motivos de decoração mais comuns encontrados nesta cerâmica estão animais da fauna amazônica, como serpentes e macacos, a figura humana também era representada, mas não havia a preocupação em reproduzir sua forma fiel.
Urna funerária
Utilizavam recursos e técnicas variadas para deixar o produto mais resistente, acrescentando na argila cinzas de cascalhos e de ossos, conchas e cascas de madeiras queimadas, assim evitava se a quebra durante o processo de fabricação.
Para finalização a peça poderia ganhar cores encontradas com abundancia na natureza, para o vermelho, urucum e Cajurú, para o preto, jenipapo e axuã; carvão e fuligem. Coziam, a peça e aplicavam após o processo seguiam para queima sendo envernizadas (verniz obtido do breu do Jutaí) posteriormente para ter um aspecto lustroso.
Além do processo complexo do fabrico de cerâmicas, a cultura marajoara também se destaca pela engenharia aplicada em suas casas, devido às cheias que já eram comuns na região se adaptaram, criando aterros artificiais e construindo casas elevadas com aproximadamente 10 metros de altura, o que hoje conhecemos como palafitas.
A descoberta da riqueza arqueológica da ilha do Marajó, se deu a