Trabalho Historia Da Arte 14
ARTE E CULTURA
COMPOSIÇÃO DO GRUPO – TERCEIRO ETIM CV
ANDRÉ Nº
ISABELA Nº
MATHEUS Nº
SABRINA Nº
INTRODUÇÃO
É conhecida pelo nome de arte marajoara o conjunto de artefatos, sobretudo a cerâmica, produzida por antigos habitantes da Ilha de Marajó, no Pará.
Sua importância reside no fato de ser considerada a mais antiga arte cerâmica do Brasil e uma das mais antigas das Américas.
Sua fase mais popular entre o público, e que também é alvo da maioria das pesquisas situa-se no período de 400 a 1400 d.c.
Considerados uma das primeiras organizações sociais do Brazil, pouco sobrou dessa tribo, a ciência moderna, no entanto pode nos contar mais sobre a cultura e as avançadas habilidades artística deles.
LOCALIZAÇÃO
É chamada de ilha de Marajó a ilha localizada na região norte do Brasil entre os estados do Pará e do Amapá e banhada pelo oceano Atlântico, além dos rios Amazonas e Tocantins.
O povo Marajoara era vizinho povo Tapajós que habitava a foz do Amazonas e todo o trecho do Rio Tapajós, responsáveis pela chamada “arte tapajônica.
Com uma área de 40.100 km², Marajó é considerada a maior ilha flúvio marinha do mundo (ou seja, ela é cercada por rios de um lado, e por mar do outro), e maior que muitos países independentes, como por exemplo a Bélgica, que possui 30.528 km².
HISTÓRIA
Marajó foi habitada antes da chegada dos portugueses por nações indígenas com sociedades bem avançadas, de cultura comparada à pré-colombiana, e que produziram uma arte de considerável beleza plástica e certo renome, a chamada arte marajoara. Acredita-se que a ilha de Marajó foi explorada pelo navegador lusitano Duarte Pacheco Pereira em 1498, antes mesmo do resto do Brasil.
Por pensar estar pisando em território espanhol, sua exploração teria permanecido em segredo.
Os indígenas locais a chamavam Marinatambal, mas já estava desocupada ao tempo da exploração europeia.
No período colonial passa a ser denominada ilha Grande de