Resumo - O Que É Educação Ambiental
1786- Ano em que fora considerada, como atividade esportiva, a prática do alpinismo. Um jovem, Jacques Balmt, que ganhava a vida caçando e coletando cristais, junto ao Michel Gabriel Paccard, nascido em uma cidade francesa, conseguiram realizar a maior escalada alpinística, até então, da história. O ponto culminante em questão, está situado na fronteira entre a França e a Itália, chamado de Mont Blanc. Por que o relato deste acontecimento relaciona-se ao movimento ambientalista? Este emblema da modernidade, relaciona-se, pois trata de mais uma amostra colhida, entre tantas outras, ou seja, é um tocante pensamento moderno, que conta com a prática da exploração terrestre.
A escalada da montanha foi por dois principais motivos, primeiro, busca do conhecimento sobre geologia das altas altitudes, através da coleta de rochas e experimentação das sensações físicas do corpo humano naquelas condições. Segundo, ver o que há do outro lado da montanha, comparação com a antiga história, se há terra a ser explorada além do que se pode enxergar (grandes navegações). Tais picos eram chamados de horrendos e aterradores, só com o iluminismo mudaram de ideia, pois deu-se início à ciência moderna.
Assim, essa escalada torna-se um emblema da modernidade, mesma modernidade que deu inauguração à exploração, descoberta de novos territórios e que, também, criou as máquinas da revolução industrial, cujo modelo econômico iria dominar o "saber", alienação pelo trabalho- capitalismo.
Segundo Werner Heisenberg, um dos criadores de mecânica quântica, a maior façanha de Cristóvão Colombo, foi a decisão de sair de terras conhecidas, para além do ponto no qual seus suprimentos poderiam faltar, fazê-lo desistir e assim, voltar para casa.
Conquistar o desconhecido, desconhecendo o conhecido.
A natureza era o campo privilegiado onde ocorriam as maiores "batalhas" do ser humano com o desconhecido. Com a descoberta de