RESUMO PRIMAVERA SILENCIOSA (EDUCAÇÃO AMBIENTAL)
Capítulo 15 – A Natureza Revida
-A verdade, raramente mencionada, mas existente, para ser vista por qualquer pessoa que deseje vê-la, é a de que a Natureza não é facilmente moldável, e que os insetos estão encontrando caminhos para contornar os nosso ataques contra eles.
-Por um processo de seleção genética, os insetos estão desenvolvendo espécies resistentes a substancias químicas.
-O poder explosivo que uma espécie tem de se reproduzir, assim que a resistência do meio ambiente de enfraquece.
-A natureza não é moldável, e os insetos estão encontrando caminhos para contornar os nossos ataques contra eles.
-As populações de insetos são mantidas sob controle por algo que os ecologistas denominam “resistência do meio ambiente”. A quantidade de alimento disponível, as condições do tempo e do clima, a presença de espécies competidoras e predadoras.
-Só então é que percebemos um pouco do drama do caçador e do caçado. Então começamos a perceber alguma coisa dessa força incansavelmente premente, por meio da qual a Natureza se controla a si mesma.
-Assim, através das circunstancias de suas vidas, a na natureza nas nossas próprias conveniências humanas, todos os referidos insetos, por uma força ou por outra, são nossos aliados, na tarefa de sustentas o equilíbrio da Natureza, mantendo o prato da balança inclinado a nosso favor. Contudo, nós voltamos nossas peças de artilharia contra nossos inimigos.
-Cada vez que matamos nossos aliados, mais pestes e parasitas se procriam.
-A cada ano que se passa, a quantidade, a variedade e a capacidade de destruição dos inseticidas vão se tornando cada vez maiores.
-Equilíbrio da Natureza está sendo afetado.
-A cadeia alimentar mantem o equilíbrio entre os insetos (nº de predadores = nº de presas, e vice-versa). Mas os inseticidas retiram o equilíbrio da Natureza (nº de predadores = do nº de presas e vice-versa). O tem causado um surto dos insetos.
-Os inseticidas é para