Purificação glicerina
Resumo:
Nessa pratica, pegamos glicerina com impurezas, regulamos o pH entre 4 e 5 foi filtrado 2 veze e separada pelo funil de separação, então foi feita a destilação para coletar a glicerina mais pura.
Objetivo:
Purificação da glicerina.
Introdução:
A glicerina é um subproduto do sabão e da produção de biodiesel, nos últimos tempos o biodiesel teve um aumento em sua produção, e grande quantia de glicerina será lançado ao mercado. Cerca de 10% do volume inicial do processo de transesterificação será convertido em glicerina que depois de passar por tratamento vai ao mercado.
Estão sendo feitas varias pesquisas de modo que surjam novas aplicações para a glicerina, assim ela não será um fardo para o ambiente, já que sua produção aliada com o biodiesel vem aumentando.
Uma linha de pesquisas que vem gerando grandes frutos é a conversão microbiana de glicerina em produtos de maiores valores agregados.
A fermentação anaeróbica de glicerina pode resultar na formação de etanol e butanol. Ambos de maior valor agregado. Outro composto valioso produzido é o 1,3-propanodiol, esse composto é um intermediário na síntese de compostos cíclicos e monômeros para poliésteres e poliuretanos. Outras vias de formação desse composto, que não a partir do glicerol, são conhecidas por gerar compostos nocivos, fazendo com que esse seja um dos compostos mais procurados para a produção por via microbiana.
Já existem diversas aplicações nas indústrias, principalmente nas cosméticas e e fármacos.
A figura 1 mostra o mercado mundial para esse subproduto.
Figura 1 - Consumo de glicerina pelos diferentes setores industriais. Fonte: Adaptado de Mota (2006, p. 28)
A glicerina tem muitas aplicações, pode ser utilizada na composição de cápsulas, anestésicos, xaropes, etc., nas indústrias farmacêuticas. É usada em cremes dentais, hidratantes, maquiagens. Amacia e aumenta a flexibilidade das fibras têxteis. É empregada no