Os efeitos dos inseticidas orgânicos na germinação da semente de alface
OS EFEITOS DE INSETICIDAS ORGÂNICOS NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE ALFACE
Disciplina: Ecologia Geral
Alunos: Gustavo Barros Dutra Santos Henrique Figueiredo
Introdução
Pragas agrícolas são fatores que desde as primeiras plantações prejudicam a vida econômica dos agricultores, tanto os pequenos quanto os grandes latifundiários, que perdem o cultivo dos alimentos plantados ,e em larga escala, trazemmorte e destruição das populações dependentes destes plantios. Como exemplo, em tempos mais recentes, na Irlanda,por volta de 1845, milhares de pessoas morreram de fome emconsequência da requeimada-batata, doença que dizimou os batatais daquela região. Em Bengala, na Índia, afome foi causa da morte de inúmeras pessoas devido à doença causada por fungo, quematou mais de 50% das lavouras de arroz. Em 1870, no Ceilão, hoje Sri Lanka, acultura de café foi devastada pela ferrugem e teve que ser substituída pela de chá. OBrasil presenciou a devastação da cultura de cacau pela vassoura-de-bruxa na regiãode Itabuna e Ilhéus, na Bahia, a qual, além de consequências econômicas, ocasionousérios problemas sociais como o êxodo rural e o desemprego, e ecológicos, como adestruição de partes da Mata Atlântica (TURK, 1989; MAFFIA & MIZUBUTI, 1999;ZAMBOLIM, 1999).
Em função das devastações das plantações e a procura de respostas contra as pragas, foram desenvolvidos produtos químicos os quais, em primeira instancia, obtiveram resultados positivos na redução das pragas. Esses produtos, conhecidos como pesticidas, substâncias usadas em agropecuária e emsaúde pública, abrangem os inseticidas, os herbicidas e os fungicidas (TORRES et al.,1998).
Cada um desses produtos tem um uso especifico no combate das pragas. Os herbicidas tem como função erradicar as ervas daninha as quais invadem o local da planta cultivada e prejudicam o desenvolvimento desta, já o inseticida