biofertilizantes
ADLER SIMONETTI1, adlersimonetti@hotmail.com, ANDRÉ LUIZ DA SILVA1, andreluids@gmail.com, INDIARA KELLY PEREIRA1, indiarakp@hotmail.com,
CARLO JORAS MARQUES1, carlo.joras@hotmail.com, CARLOS VINICÍUS DE O. NARCISO1, carlos.narciso@r7.com, CECÍLIA ORSINO DE PAULA1, cecilia.paula@mrs.com.br, ÉRICA DE FÁTIMA DOS ANJOS1 erica.gen@hotmail.com, VANESSA LAVINAS1, eng.vanessa.lavinas@gmail.com, VICTOR TEIXEIRA VIVIANI1, vic-bp@hotmail.com
RESUMO
Os fertilizantes (ou adubos) orgânicos são obtidos de matérias-primas de origem animal ou vegetal, provenientes do meio rural, de áreas urbanas ou ainda da agroindústria. Explica que os fertilizantes orgânicos podem ou não ser enriquecidos com nutrientes de origem mineral (não orgânica). A circular técnica descreve os quatro principais tipos de fertilizante. (SCHWENGBER, 2009).
As vantagens ao se utilizar o biofertilizante esta relacionado ao seu custo beneficio, a redução do uso de agrotóxico, minimizando a degradação do solo por ser um produto natural, que não gera riscos a saúde do ser humano.
Os biofertilizantes agem de forma a corrigir o ph do solo, aumentando a capacidade de retenção de umidade e do nitrogênio, preparando assim de forma natural a proteção do solo para o cultivo de hortaliças.
O cultivo de frutas e hortaliças (folhosas, legumes e tubérculos) é expressivo na região serrana do estado do Rio de Janeiro principal abastecedora da ceasa- rj e dos mercados locais. o uso do insumo agrícola, é , principalmente de agrotóxicos para o controle fitossanitários de pragas e doenças, é incentivo, contribuindo para o aumento do custo de produção e prejudicando o meio ambiente e a saúde de agricultores, trabalhadores rurais e consumidores. (MEIRELLES, 1997)
PALAVRAS CHAVES: BIOFERTILIZANTE, AGROINDUSTRIA, HORTALIÇAS
INTRODUÇÃO
Tem-se registro que a partir do inicio da década de 90, no mundo e inclusive no Brasil, aumento da aplicação de