Hidroisomerizacao de C5 e C6
4956 palavras
20 páginas
Trabalho de Tecnologia dos Processos QuímicosProfessora Ana Rosa
Processo de Hidroisomerização de
Pentano e Hexano
Grupo
Karoline Fernandes
Daniel Caruso
Nathalia Barreto
Gabriel Araujo
Kevin Scolnik
Nicolas Schmidt
Luis Felipe Trindade
1. Objetivo
A indústria do refino do petróleo tem procurado diversas alternativas para aumentar a eficiência da gasolina nos motores automotivos e a opção encontrada é através da utilização do processo industrial de hidroisomerização.
O presente trabalho visa o estudo da hidroisomerização de C5-C6, pois em função das Leis ambientais estarem cada vez mais rigorosas, as refinarias vem investindo bastante no referido processo.
2. Introdução e Aplicação
Na hora de abastecer o carro, alguns motoristas escolhem a gasolina usando como critério o menor preço por litro, enquanto outros buscam produtos aditivados, acreditando extrair com isso melhor desempenho do motor. Nem sempre o combustível mais barato representa economia efetiva, como também o mais caro muitas vezes não se traduz em maior eficiência.
Octanagem, palavra estranha que geralmente aparece quando o assunto é gasolina, tem relação direta com o motor do carro. A octanagem é a capacidade que o combustível tem, em mistura com o ar, de resistir a condições de alta temperatura e pressão na câmara de combustão, sem sofrer detonação. Quanto maior a octanagem, maior a resistência à detonação.
Motores muito potentes exigem combustíveis com elevados índices de octanagem, visto que a utilização de gasolina com valores inferiores irão aumentar o consumo, reduzir a potência do motor, além de desencadear problemas mecânicos. Porém, é importante elucidar que altos índices de octanagem não garantem a qualidade do combustível e o melhor desempenho do automóvel, pois para que isso ocorra é necessário haver compatibilidade de octanagem com a capacidade do motor.
A gasolina é formada por uma mistura complexa de