Motivação
1. Introdução
Motivação humana vem sendo estudada desde a antiguidade, na administração nasce a partir da Escola de Relações Humanas, onde foi pioneira em buscar a satisfação dos funcionários, se ocupando com questões afetivas e pessoais, enfatizando os aspectos humanos na organização.
Nos dias atuais, com a competitividade do mercado de trabalho, é necessário que as pessoas estejam em constante inovação. Sendo assim, os funcionários devem sempre estar motivados no trabalho, pois seu desempenho é a garantia de sua permanência nas organizações.
1.1 Tema
A importância da motivação no quadro de funcionários de uma determinada empresa.
1.2 Problema
A motivação só e possível em ambientes em que confiança e a lealdade estejam no centro das relações da empresa. Onde prevaleça a ética e o respeito mútuo entre as pessoas e ainda esforço contínuo para compatibilizar objetivos pessoais com os objetivos empresariais. Este é um aspecto extremamente importante em tempos de mudanças aceleradas, tempos em que inúmeras ameaças afloram e exige da alta administração esforço consciente e intenso para que decisões de sobrevivência não destruam o ambiente e as relações entre a empresa e os colaboradores. É a partir daí que surge a seguinte questão, os funcionários da empresa aqui estudada estão motivados o suficiente para atuarem com dedicação ao trabalho?
1.3 Hipótese
1.4 Objetivos
1.4.1 Geral
- Analisar o nível de satisfação com que os colaboradores da empresa estão desempenhando suas funções.
1.4.2 Específicos
- Identificar como é o relacionamento individual dos colaboradores com a liderança e com os colegas;
- Identificar a satisfação dos colaboradores em relação ao salário e oportunidade de crescimento;
- Identificar se o colaborador se considera motivado e valorizado.