RESUMO O QUE EXISTENCIALISMO 1
PSICOLOGIA
DOUGLAS TADEU PAULUCCI RA: 8070831972 GABRIELA BARBOSA RIBEIRO RA: 8073871368
TÍTULO: Teorias Existenciais Humanistas I
SANTO ANDRÉ
2015
RESUMO DA INTRODUÇÃO E PRIMEIRO CAPITULO DO LIVRO
“ O QUE É EXISTENCIALISMO”
O existencialismo surgiu logo após a Segunda Guerra Mundial, onde a Europa por sua vez se encontra em uma profunda crise. Os rastros e traumas deixados pela guerra foi o principal fator para o desenvolvimento desta corrente filosófica, onde se desenvolvia a medida que suas teses "esclareciam" o momento vivido. O existencialismo passou a ser identificado como uma doutrina filosófica, tanto como uma forma de comportamento. A mídia e a imaginação popular rotulavam a figura do existencialista, identificando-os como amorais, corruptos, sombrios, etc.
A verdade é que a verdadeira ideia do existencialismo se distorcia, e até mesmo o atual Papa da época, Pio XII, caracterizou o existencialismo como uma das doutrinas que mais ameaçava os fundamentos da fé. A origem do termo existencialismo se remete à existência, onde por sua vez, logo evoca a palavra essência, que no latim designa a essência da coisa.
O existencialismo então é a doutrina filosófica que centra sua reflexão sobre a existência humana em seu aspecto particular, individual e concreto. Mesmo assim há seguidores que preferem usar a expressão "filosofia da existência". Antes mesmo do existencialismo, autores de outras doutrinas filosóficas já desenvolviam trabalhos de cunho existencialista, como Sócrates, René Descartes e Voltaire.
REFERÊNCIA
PENHA, João. O que é Existencialismo. 1. Ed. Edição Atualizada. São Paulo: editora e livraria Brasiliense, 2004. 7-13 p.