ADMINISTRA O DE MEDICAMENTOS
As vias de administração de medicamentos pode ser Intradermica – ID, Subcutânea - SC, Intramuscular – IM, Endovenosa –EV.
Os locais de aplicação são:
- Intradermica: Deltoide direito, face interna do antebraço e região escapular. O local mais apropriado é a face interna do braço por ser pobre em pelos, possui pouca pigmentação, possui pouca vascularização, ter fácil acesso a leitura.
Obs.: É muito usada pra fazer teste de TB, tuberculose.
- Subcutânea: Face interna do braço, região glútea, face anterior e externa da coxa, região periumbilical a 0,5 cm da cicatriz, região escapular, flancos direito e esquerdo.
Obs.: A administração é ministrada no tecido subcutâneo, pois tem uma absorção lenta e gradual, provocando assim um mínimo de traumatismo tecidual e comporta um pequeno risco de atingir os vasos sanguíneos de grande calibre e nervos.
- Intramuscular: Deltoide, dorso glúteo, vasto lateral da coxa, ventro-glútea.
Obs.: A administração do injetável é direto na massa muscular, por isso ocorre com mais rapidez. É utilizado para administrar medicamentos irritantes. É uma via muito utilizada, pois tem uma absorção rápida. O músculo escolhido deve ter fácil acesso, ser bem desenvolvido e não possuir grande calibre e nem nervos. O deltoide é muito utilizado para vacinas em crianças jovens (1-3 anos) crianças mais velhas e adultos. A região ventro-glútea é profunda e é situada longe da maior parte dos nervos e vasos sanguíneos, é a mais preferida para realizar a administração de antibióticos por ter mais volume. A região vasto lateral não possui a maior parte dos nervos e vasos sanguíneos, a absorção é rápida, é a região frequentemente utilizada em bebês para imunização.
-Endovenosa: VEIAS DO DORSO DA MÃO = basílicas, cefálicas, metacarpianos. VEIAS DO ANTEBRAÇO = basílicas, cefálica, radial e cubital. VEIAS DO BRAÇO = cefálica e basílica.
Obs.: A administração é feita direto na veia. É usada quando se deseja uma ação rápida de um