PROTOCOLO DE USO E ADMINISTRA O SEGURA DE MEDICAMENTOS
Promover práticas seguras no uso de medicamentos no Hospital Teresinha Gaio Basso
Diretrizes
Diante da possibilidade de prevenção de erros de medicação e do risco de dano em função da sua ocorrência, torna-se relevante identificar a natureza e determinantes de erros, como forma de dirigir ações para a prevenção. As falhas no processo de utilização de medicamentos são consideradas importantes fatores contribuintes para a segurança do paciente.
Definições:
Uso seguro de medicamentos: inexistência de injuria acidental ou evitável durante o uso dos medicamentos. O uso seguro engloba atividades de prevenção e minimização dos danos provocados por eventos adversos que resultam do processo de uso dos medicamentos.
Erro de medicamentos: erro de medicamento é qualquer evento, evitável, que de fato ou potencialmente, pode levar ao uso inadequado de medicamento, podendo ocorrer quando o medicamento se encontra sob o controle de profissionais de saúde, do paciente ou do acompanhante. Sua ocorrência poderá gerar danos, podendo ser relacionada a pratica do profissional, ou a produtos usados na área da saúde, procedimentos, problemas de comunicação, incluindo prescrição, rótulos, embalagens, nomes, preparação, dispensação, distribuição, administração, educação, monitoramento e uso de medicamentos.
Erro de prescrição: um erro de medicação que ocorre durante a prescrição de um medicamento abrangendo tanto a redação da prescrição como o processo de decisão terapêutica e surge de um desvio não intencional de padrões de referência como: conhecimento cientifico atual, práticas normalmente reconhecidas, especificações técnicas dos medicamentos e legislação sanitária. Um erro de prescrição pode estar relacionado com a seleção dos medicamentos (considerando as indicações, as contra indicações, as alergias, as características do paciente, as interações medicamentosas e outros fatores), a dose, a concentração, o esquema terapêutico, a forma farmacêutica, a via de administração,