Existencialismo
Curso Superior de Psicologia
CLEUSA DE JESUS ELISEU, LIAMARA INÊS HEINEN, REJANE ORIGE.
O EXISTENCIALISMO E A PSICOLOGIA
CRICIÚMA
2013
CLEUSA DE JESUS ELISEU, LIAMARA INÊS HEINEN, REJANE ORIGE.
O EXISTENCIALISMO E A PSICOLOGIA
Artigo apresentado ao Curso de Psicologia da Escola Superior de Criciúma como requisito parcial para aprovação na disciplina de Pensamento Filosófico.
Professor: Adriano Perin.
CRICIÚMA
2013
O EXISTENCIALISMO E APSICOLOGIA
CLEUSA DE JESUS ELISEU1 LIAMARA INES HEINEN**
REJANE ORIGE***
RESUMO
O existencialismo é uma filosofia contemporânea segundo a qual no homem a existência, que se identifica com a sua liberdade, precede a essência. A realização desse breve trabalho foi compreender o tema abordado bem como a doutrina filosófica e seus principais representantes e a sua relação com a psicologia. Conclui se que os filósofos existencialistas afirmam que estão voltados para as verdadeiras questões que envolvem a humanidade, tendo como meta expor as ilusões da vida cotidiana e convocar os seus humanos a adotarem uma concepção seria de suas responsabilidades.
Palavras-chave: Existencialismo. Sartre. Psicologia.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. O EXISTENCIALISMO E A PSICOLOGIA 05
3. CONCLUSÃO 09
REFERÊNCIAS 10
1. INTRODUÇÃO
A finalidade do trabalho proposto foi à exposição da filosofia existencialista como possível modo de compreensão da sua relação com a psicologia.
O existencialismo é uma filosofia contemporânea segundo a qual, no homem a existência, que se identifica com sua liberdade; precede a essência; por isso desde que nascemos, somos lançados e abandonados no mundo, devendo nós mesmos criar nossos valores através de nossa liberdade e responsabilidade.
2. O EXISTENCIALISMO E A PSICOLOGIA
O