Resumo O Primeiro Mentiroso
1 – Teoria Hipodérmica: cada indivíduo é diretamente atingido pela mensagem vinculada pelos meios de comunicação de massa, existindo uma concepção de onipotência dos meios, e de efeitos diretos.
2 – Teoria da persuasão: observa os fenômenos psicológicos individuais que constituem a relação comunicativa, com o objetivo de perceber como ocorrem os processos de persuasão ocorridos a partir da ação de meios. “Você é atingido se quiser.”
3 – Teoria dos efeitos limitados: estuda os fatores de mediação existentes entre os indivíduos e os meios de comunicação de massa. Two step flow model – A comunicação flui em dois passos: do meio de comunicação ao formador de opinião e do formador de opinião aos indivíduos ao redor.
A) Em que (quais) momento (s) da história é possível observar cada objeto de estudo destas teorias?
Hipodérmica: Foi mostrada no jeito dos personagens, sempre contando a verdade e sendo diretos; quando o personagem Mark Bellison começou a contar mentiras e as pessoas acreditavam em tudo, literalmente. Começou no banco quando disse que na conta tinha mais dinheiro do que realmente havia e a bancária acreditou; quando leu o roteiro inventado para o chefe e a equipe, dizendo que o achou em um lugar e foi feito para ele; quando inventa Deus.
Persuasão: Quando Mark começa a mentir e convencer a todos; quando Anna vê o menino sendo caçoado no parquinho e o convence de que é um garoto tão especial quanto os outros; quando Mark está lendo o roteiro inventado e dois de seus colegas não são persuadidos de que é um bom roteiro; Brad dizendo que Anna deve ficar com ele por causa de sua boa genética.
Efeitos Limitados: Quando Mark termina de ler o roteiro, seu chefe aprova, acreditando que será um sucesso e manda a equipe produzi-lo; quando Anna não sabe com quem deve ficar e sua mãe a influencia a ficar com Brad, que seria a melhor opção.
B) Que elemento você escolheria para “contar essa história”?