Resumo do filme O Primeiro Mentiroso
Uma dessas pessoas é Mark, um homem fracassado no trabalho e na vida pessoal. É demitido do emprego, não consegue namorar uma mulher que gosta e, como está sem dinheiro, perde até sua casa. Porém ele conhece a mentira, e as pessoas, como estão acostumadas a verdade, acreditam nele. Desse modo, ele passa a ganhar dinheiro enganando as pessoas. Começa a ter mais amigos, sair com a mulher que deseja. Mas, desse modo, consegue ajudar pessoas também, como dizer a sua mãe que estava morrendo e com medo de morrer e ficar na solidão. Mark lhe fez acreditar que ela ficariam num bom lugar, onde ela reencontrará pessoas que ela amou e já partiram. A mãe de Mark morre feliz enquanto ele diz essas palavras.
A partir desse momento, ele passa a ser famoso como o homem que sabe o que vai acontecer quando a morte chegar. As pessoas começam a lhe fazer perguntas sobre o futuro, sobre o que vai chegar ou o porquê que as coisas aconteceram. Ele continua mentindo, satisfazendo o desejo de toda a população, dando justificativas por tal fato ter acontecido dando como culpado “o homem do céu”. Ele afirma que só ele pode saber do que vai acontecer porque esse homem lhe contou. “Vencedores” e “perdedores” e pessoas “geneticamente imperfeitas” são, assim, vistas como designo divino.
Com um humor negro, uma amoralidade a religião, “O Primeiro Mentiroso” termina com Mark continuando mentindo compulsivamente até o ponto que ele acredita nas próprias mentiras, esquecendo o que um dia foi. É