130 PROJETOS PARA VOCÊ APRENDER A FILMAR
130 PROJETOS PARA VOCÊ APRENDER A FILMAR Inspiração, Idéias e Roteiro
Resenha Crítica solicitada para compor a nota M1 da Disciplina de Multimídia do 4º Período do Curso Tecnólogo em Design Gráfico da Universidade do Vale do Itajaí
Professor: Rafael Gué Martini.
FLORIANÓPOLIS
2014
RESENHA CRÍTICA
GROVE, Elliot. 130 Projetos para você começar a Filmar / Elliot Grove; [tradução Jeff Silva]. São Paulo, Editora Europa, 2010.
1. CREDENCIAIS DO AUTOR
Elliot Grove, roteirista e produtor de filmes de curtas e longas metragem fudador do Raindance Film Festival, o British Independent Film Awards e o Raindance TV. Leciona para roteiristas e produtores nos EUA, Europa, Reino Unido e Japão. É Autor de dois livros sobre produção de filmes.
2. RESUMO DA OBRA
Dividido em quatro capítulos, o autor ensina de forma simples e objetiva os princípios, práticas e técnicas para quem deseja aprender a filmar, desde a concepção da idéia até a publicidade do filme finalizado, mostrando que qualquer um que se interesse por esta área, pode produzir um filme com qualidade técnica, equipamentos e softwares de baixo custo e de fácil acesso. O autor inicia falando sobre as fontes de inspiração para obter idéias que servirão de inspiração para um roteiro. Pode ter influencia ou referencia de outros produtores, surgir de uma obra literária ou ainda ser inspirado em um acontecimento da vida real. O importante é ter uma idéia que goste para manter o entusiasmo até o final do projeto. Poderá se tornar um filme de apelo popular, de fácil compreensão chamados “high concept” ou tornar-se uma obra “low concept” mais complexa demandando maior atenção e reflexão da audiência, como uma trama ou conspiração.
A estrutura da idéia descreve como a história vai acontecer. A mais simples é a de três atos, criado pelo roteirista Syd Fild, diz que deve possuir um início, meio e fim. O primeiro ato, ambientação, apresenta os personagens,