Resumo da Palestra Imaginário coletivo de uma equipe de saúde mental sobre pacientes psiquiátricos
Ao apresentar sua pesquisa a palestrante relata que tinha como objetivo avaliar o imaginário coletivo de trabalhadores da área da saúde mental com diferentes formações, como psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, professores de educação física, enfermeiro, farmacêutico e nutricionista de uma instituição privada, sobre pacientes psiquiátricos. Foi através da avaliação das condutas desses profissionais que a pesquisadora pode avaliar o imaginário.
Por imaginário coletivo entende-se as crenças e concepções que temos em nosso ambiente social e que nos permeiam. Antes desses profissionais avaliados serem profissionais, já possuíam um imaginário que os formava, e o conhecimento do senso comum, tendo adquirido na formação acadêmica novas crenças.
A idéia de louco que temos perspassa por diversos discursos do senso comum, a loucura da alegria exagerada e do divertimento, a loucura do excesso de atividades e afazeres, ao choro, ao sofrimento, à pacientes psiquiátricos. Varias frases populares sobre a loucura permeiam nosso ambiente.
Quando na conduta clinica com pacientes, ou em quaisquer outras condutas de nossas vidas, as pessoas se utilizam do conhecimento cientifico bem como de sua sabedoria formada nesse imaginário ao longo de sua vida pelas ideias que o permearam.
Utilizando-se de fotos, foi possível acessar o conteúdo imaginativo, pelas associações que foram feitas. Também foram utilizados para analise produções gráficas com historias dos participantes e entrevista coletiva.
Durante a pesquisa foi possível desenvolver três campos de sentido afetivo-emocional interpretativamente produzidos: “Sofredores Psicóticos”, “Impostores Dependentes” e “Vitimas da Sociedade Contemporânea” . O primeiro grupo é dos que realmente precisam de tratamento e que estão em sofrimento psíquico, o segundo grupo é formado por manipuladores,