Resumo a arte de argumentar
Devemos aprender a argumentar devido ao fato de vivermos em sociedade e esse fato nos comporta a duas ordens de reflexão: A de que a sociedade cresceu e se expandiu demais, e que somos submetidos a um julgamento crítico devido a educação desestimulante a que somos submetidos. Obteriamos muito mais êxito se nos preocupássemos em gerenciar nossas relações com aqueles que nos rodeiam, assim é necessário saber conversar e argumentar, o que não significa forçar alguém a se submeter a nossa vontade. Saber argumentar é saber integrar-se ao universo do outro, traduzindo a nossa verdade dentro da verdade do outro.
O gerenciamento da informação dá-se por meio da comunicação oral e escrita, a capacidade de ler, falar e escrever bem. O mais importante não são as informações em si mas a capacidade de transformá-las em conhecimento. O problema é que a maior parte das pessoas obtém informações dentro da mídia escrita e falada. Devemos estar alerta aos perigos da cultura de massa e da indústria cultural, por essas nos oferecerem uma “visão tubular” das coisas. Devemos nos defender de tudo isso buscando informações em outras fontes por meio da leitura para adquirirmos um pensamento mais crítico.
Entretanto, saber gerenciar a informação não é o suficiente. No contato com o outro devemos saber gerenciar a relação com um “bom dia”, “muito obrigado” ou introduzindo um “prefácio gerenciador da informação” antes de introduzir um determinado assunto. No mundo de hoje é muito importante saber gerenciar a relação pois o setor de serviços está em constante crescimento. Dessa forma, o trabalho do futuro dependerá do relacionamento. Um médico ou dentista de sucesso não é aquele que possui uma carga de informação devido a sua formação superior mas sim aquele que sabe se relacionar de forma positiva com o seu cliente, conquistando a sua confiança e amizade. É a partir do relacionamento com o outro que vamos nos construindo como