Resumo - A arte de Argumentar
Argumentar: é a arte de convencer e persuadir. É a arte de gerenciando informação, convencer o outro de alguma coisa no plano de idéias e de, gerenciando relação, persuadi-lo no plano das emoções, a fazer alguma coisa que nós desejamos que ele faça por frutos da própria escolha.
Convencer: é saber gerenciar informação, falar à razão do outro, demonstrando, provando, ou seja, vencer junto com o outro. É construir algo no campo das idéias, fazer as pessoas pensarem como nós.
Persuadir: é saber gerenciar relação, falar à emoção do outro. É construir no terreno das emoções, sensibilizar o outro para agir. Quando persuadimos alguém, esse alguém realiza algo que desejamos que realize.
Existem diversos tipos de discursos como: Científico, jurídico, político, religioso, etc. O mais significativo deles é o discurso do senso comum (trata-se de um discurso em que toda sociedade faz parte, ou seja, opinião pública).
Condições da Argumentação:
1° Ter definida uma tese e saber que para que tipo de problema essa tese é resposta. Ex: Ao vender um produto, nossa tese é o próprio produto. E é necessário saber qual a necessidade que o produto vai satisfazer.
2° Ter uma “linguagem comum” com o auditório. Somos nós que temos de nos adaptar às condições intelectuais e sociais daqueles que nos ouvem.
3° Ter um contato positivo com o auditório e com o outro, ou seja, ouvir com empatia, se colocando no lugar do outro.
4° Agir de forma ética, de forma honesta e transparente.
Auditório: é o conjunto de pessoas que queremos convencer e persuadir. Ex: Um repórter que entrevista você não é seu auditório e sim os leitores do jornal.
Auditório universal: é um conjunto de pessoas sobre cujas variáveis não temos controle. Ex: O público que assiste a um programa de televisão é um auditório universal onde possuem todas as idades, classes sociais, profissões, etc.
Auditório particular: é um conjunto de pessoas cujas variáveis controlamos. Ex: Uma