Farol de São Tomé
História
Campos dos Goytacazes - 2013
ANA PAULA MUNIZ DE FREITAS
Trabalho de História:
Farol de São Tomé;
Alguns dos 18 “Faróis de Rosca” que o Brasil já teve.
Bibliografia: http://faroisbrasileiros.com.br/farois/, http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=596597,
Campos dos Goytacazes - 2013
Farol de São Tomé:
Foto antiga do Farol de São Tomé, sem data específica.
O Farol de São Thomé foi inaugurado no dia 29 de julho de 1882, às 15h30min. Essa data foi escolhida especialmente para coincidir com o aniversário da Princesa Isabel.
Por ficar constantemente exposto aos ventos e estar localizado em solo arenoso, o farol foi construído a partir de um tubulão central e hastes de sustentação rosqueadas no chão. Assim, o Farol de São Tomé é também conhecido como “Farol de Rosca”, “Mitchel” (nome do engenheiro que idealizou o esquema de rosca) ou “Esqueleto”, e foi o primeiro desde tipo no Brasil.
O monumento contém 45 metros de altura e 216 degraus. O que ninguém acredita é que o Farol do Cabo São Tomé foi idealizado pelo mesmo engenheiro francês que idealizou a Torre Eiffel em Paris, o Gustave Eiffel.
Hoje, o farol tem 131 anos e por este motivo, acabou observando todo o surgimento de uma comunidade ao seu redor. Sua importância gira em torno de servir como ponto de referência para os navegantes, tanto os profissionais como os pescadores locais que depende da pesca para a sobrevivência, pois ele sinaliza a existência de elevações rochosas e bancos de areia chamado de Banco de São Thomé, que