Resumo teoria
Teoria Comportamental marca a mais profunda influência das ciências do comportamento na administração. Para muitos, representa a aplicação da Psicologia Organizacional à Administração. Surgiu em 1947 nos Estados Unidos, dentro de uma fundamentação amplamente democrática.
Esta teoria se assenta em novas proposições acerca da motivação humana, notadamente as contribuições de McGregor, Maslow e Herzberg. O administrador precisa conhecer os mecanismos motivacionais para poder dirigir adequadamente as pessoas.
Um dos assuntos prediletos dos behavioristas é o que trata dos estilos da administração. McGregor traça dois extremos: a teoria X e a Teoria Y.
Teoria x- a concepção tradicional : critica a teoria cientifica
- o homem tem aversão pelo trabalho, o evitaria se pudesse.
- o ser humano na maioria deve ser obrigado, controlado, dirigido e intimado para realizar os objetivos da empresa.
- o homem prefere ser dirigido, evita responsabilidade.
Teoria y- a interação : o que ele pensa
- o esforço no trabalho é tão natural como o da recreação.
- o homem escrevera o autocontrole e autodireção para alcançar os objetivos da empresa.
- o homem buscara responsabilidades.
Outro aspecto importante da Teoria Comportamental é o Processo Decisorial. Todo indivíduo é um tomador de decisão, baseando-se nas informações que recebe do seu ambiente, processando-as de acordo com suas convicções e assumindo atitudes, opiniões e pontos de vista em todas as circunstâncias. A organização neste sentido é vista como um sistema de decisões.
A idéia de um tomador de decisões, dentro de uma racionalidade limitada pela escassez de informações que pode obter e se processar, conduz ao conceito do homem administrativo, que se comporta buscando soluções satisfatórias e não soluções ótimas.
A teoria comportamental representa um desdobramento da teoria de Rh (mayo), com qual se mostra crítica e severa.Obs: os behavioristas criticam mayo mas todos pegaram o