RESUMO A TEORIA DO HISTORIADOR
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
2º PERÍODO
RAFAEL RODRIGO DE ANDRADE
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS
CURITIBA
2014
RAFAEL RODRIGO DE ANDRADE
RESUMO ATEORIA E A FORMAÇÃO DO HISTORIADOR
RESUMO SOBRE O LIVRO A TEORIA E AFORMAÇÃO DO HISTORIADOR ENTREGUE AO PROF: ALLAN THOMAS TADASHI KATO QUE MINISTRA A MATÉRIA INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS.
O
CURITIBA
2014
Podemos ver com o estudo do texto que o autor refere-se a “constituição de um campo disciplinar” não somente no campo da história mas em todas as ciências que com o passar do tempo evoluiu e se desenvolveu.
Este desenvolvimento veio com o desmembramento de algumas práticas de ensino, bem como a aprimoração de algumas outras, ou seja desenvolveu-se a partir de uma determinada ciência (História, Quimica, Matemática, Medicina, etc...) e ramificou-se em outras (História Contemporania, Bioquimica, Matemática Industrial, Biomedicina, etc...) provando assim que o conhecimento e a forma que isso nos é passado está em constante evolução. Apesar de tudo, devemos lembrar que embora as ciências que o homem estuda está sempre em constante transformação, cada uma delas tem suas particularidades. Com isso partimos para uma nova temática no campo do conhecimento que é a chamada especialização onde o material produzido em cada tema estudado é aprimorado separadamente para um melhor entendimento do assunto em questão estudado. Contudo, o elemento mais significativo que devemos levar em consideração é o fator humano, pois é este que possibilita o acréscimo de material e conhecimento cientifico em qualquer tema discutido. O homem é a ferramenta chave na construção do conhecimento e sua presença por si ´só já transformou e está transformando a história do conhecimento e do saber. O homem usado como ferramenta para pesquisar o conhecimento consegue criar linguagens especificas que nos possibilitam interligar diversas ciências sob a