resumo de teorias
Teoria Construtivista de Bruner: o conhecimento anterior dos estudantes deve ser desenvolvido e construído. Ideias devem ser reintroduzidas em diferentes estágios e níveis permitindo um desenvolvimento contínuo do conhecimento. Professores devem ajudar seus alunos a desenvolver o que eles já sabem, e usar seu conhecimento anterior para solucionar problemas, para explorar e questionar.
Teoria Sócio-Cultural de Vygotsky: as interações são a base para que o indivíduo consiga compreender as representações mentais de seu grupo social. A construção do conhecimento ocorre primeiro no plano externo e social, para depois ocorrer no plano interno e individual. Nesse processo, a sociedade e, principalmente, seus integrantes mais experientes, adultos e professores, são parte fundamental para a estruturação de que e como aprender. Uma forma de passar essa teoria em sala de aula é fazer os trabalhos em grupo. ancorada (John Bransford & the CTGV): Sob essa perspectiva, o aluno, antes considerado receptor de informações ,transforma-se no responsável pela construção de seu conhecimento, usando o computador para buscar, selecionar e inter-relacionar informações significativas na exploração, reflexão, representação de suas próprias ideias segundo seu estilo de pensamento.
Teoria da Flexibilidade Cognitiva (R. Spiro, P. Feltovitch & R. Coulson): Entende-se de flexibilidade a capacidade para reestruturar o próprio conhecimento, de muitas maneiras, em resposta adaptativa ao mudar radicalmente as exigências da situação.
Aprendizado Situado (J. Lave): O aprendizado como ocorre normalmente é uma função da atividade, do contexto