Resumo TEORIA
A concepção de teoria no sentido mais amplo da palavra, nada mais que o conhecimento descritivo acerca de tal coisa ou área do conhecimento, sendo que cada área tem seu embasamento especifico. No caso da abordagem da filosofia clássica, ela vem a se contrapor a abordagem cientifica, pois a primeira tem uma visão mais abstrata e velada da coisa em si.
Já a segunda prima pela experimentação, pelo fato concreto em si, havendo naturalmente equívocos e exageros na ânsia pela concretude dos fatos ou ideias. Na angustia por entender de forma mais contundente o que é teoria, tanto a abordagem da filosofia clássica quanto a científica não são precisas nesse contexto para destrinchar esse problema.
No fundo uma depende da outra, pois a teoria ela só é considerada como tal, quando esta já está pautada em alguma prática concreta e vice versa. Na realidade a busca por um conhecimento em específico, primeiramente pensamos em como fazer para podermos jogar na prática.
E por serem vertentes diferentes de um mesmo fim ou propósito, volta e meia geram conflitos e controvérsias entre o que é pensado, escrito ou falado do que é feito na realidade da “coisa em si”. É dito com frequência e crescemos ouvindo dizer, que “na prática a teoria é outra”, ou seria o contrário?
Em suma a teoria obrigatoriamente deve antecipar-se a prática, pois puramente ela vem refletir a ação posterior. E a práxis pode ser um instrumento em que pode determinar a transformação da estrutura social e ela deve estar fundamentada na teoria, ela é direta e objetiva e só pode ser realizada de forma fidedigna pelo homem.