HIST RIA Resumo
O que foi o Período de Mineração no Brasil? Foi o período de exploração de metais preciosos após a descoberta de ouro pelos bandeirantes.
Intendência das Minas: órgão administrativo português
Casa de Fundição: Era aonde se fundia o ouro.
Quinto: Era o imposto (20%) que era retirado na Casa de Fundição.
Selo Real: Era uma espécie de selo colocado na barra de ouro, que comprovava o pagamento do quinto.
Derrama: Era um imposto obrigatório, ( Portugal o cobrava a força ) se as minas não dessem dinheiro (quem inventou esse imposto foi Marquês de Pombal).
O ouro da Brasil acabava indo para a Inglaterra.
Iluminismo:
França – 1750 D.C
Combatiam a autoridade dos reis ( monarquia absoluta ).
Negam a diferença por sangue ( nobres, burgueses, servos ).
Os iluministas diziam que todos eram iguais.
Felipe dos Santos: Também conhecida como Revolta de Vila Rica, este movimento nativista ocorreu no ano de 1720, na região das Minas Gerais, durante o período do Ciclo do Ouro. A região de Minas Gerais produzia muito ouro no século XVIII. A coroa portuguesa aumentou muito a cobrança de impostos na região. O quinto, por exemplo, era cobrado sobre todo ouro extraído (20% ficavam com Portugal). Esta cobrança ocorria nas Casas de Fundição. Era proibida a circulação de ouro em pó ou em pepitas. Quem fosse pego desrespeitando as leis portuguesas era preso e recebia uma grave punição. Felipe dos Santos foi morto porque ele e sua tropa demoliram as casas de fundição. Marquês de Pombal: Marquês de Pombal era um iluminista liberal. Assumiu o governo português a pedido do Rei D. José I. Portugal era um país muito atrasado, então o rei pediu ao Marquês de Pombal para reformular Portugal. Então Marquês de Pombal disse ao rei que teria de modernizar Portugal, construir industrias e reformar a universidade. Marquês de Pombal tirou os padres da universidade, e colocou professores de verdade. Ele conseguia dinheiro nas minas do Brasil.