Resumo HIST RIA DA EDUCA O
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
SÉCULO XVI – O Renascimento
Século caracterizado pela reforma protestante. Aqui Martinho Lutero começou a pregar a educação para todos, tal educação que não deveria ser submetida à autoridade da Igreja. O Renascimento também esteve presente com a ampliação dos negócios com as viagens marinhas e o surgimento da burguesia.
SÉCULO XVII – O Século do Método Científico
Neste século é quando se começa a questionar o conhecimento de forma científica e aplica-lo na prática. Isso se chama Realismo. Procura-se, então, a explicação através da razão.
Comênios: O Pai da Didática Moderna Comênios pregava o “ensinar tudo a todos”. Tratando de pedagogia, foi o autor da “didática magna” onde diz como deve ser a educação em geral. Em seus pensamentos o conhecimento deveria ser adquirido do mais fácil para o mais complexo, e a experiência também deve estar presente.
SÉCULO XVIII – O Século das Luzes
Século caracterizado pelo Iluminismo, onde o conhecimento, adquirido através da razão e da experiência, é a luz para o mundo. Tratando de educação fortalecia-se o sentido de educação liberal e laica, totalmente independente da Igreja.
Rousseau Foi aquele que centralizou os interesses nos alunos e também especificou que a criança não é um “adulto em miniatura”. O ser-humano deve ser educado para si mesmo e o conhecimento deve ser adquirido em um desenvolvimento interno e natural.
SÉCULO XIX
Apesar de Comênios idealizar o ensino de “tudo a todos”, apenas no século XIX isso começou a ser concretizado. O Estado agora é responsável pela educação. Esta deveria ser laica, gratuita e