Escritores Da Liberdade
Escola Estadual Barão do Rio Branco
Professora; Martinha Furtado
Aluno(a); Emileny Carolyne
Tema; Resumo do livro “Escritores da liberdade”
Escritores da liberdade
Resumo
No filme, a professora Erin Gruwell assume uma turma de alunos problemáticos de uma escola que não está nem um pouco disposta a investir ou mesmo acreditar naqueles garotos.
Na historia os adolescentes vivem no meio de tiroteios e agressividade, vivem em uma guerra entre negros e brancos, brancos que são contra a integração negra nos Estados Unidos.
No começo os alunos eram desinteressados, participavam de gangues para se defender e só brigavam na aula.
Erin Gruwell começou a fazer algumas atividades, como viagens e leituras de diversos livros, para fazer com que os alunos se identificassem e terem maior interesse pelas aulas, mas para isso precisou arrumar mais dois empregos para cobrir tais despesas. Ela criou um projeto para que seus alunos lessem “O Diário de Anne Frank” e que, após a leitura, fizessem seu próprio diário, contando tudo que quisessem: seus sentimentos, pensamentos, o que já havia se passado na vida deles, o que sonhavam. Ao ler os diários, Erin reforçou a ideia de não desistir de seus alunos.
Depois que os alunos leram o livro “O Diário de Anne Frank”, ela pediu que eles escrevessem uma carta para a mulher que protegeu Anne Frank. Os alunos ficaram empolgados e arrecadaram fundos para pagar as despesas da mulher.
Os alunos uniram suas histórias e fizeram um livro. A professora Erin conseguiu fazer com que eles mudassem e respeitassem todos, independentemente da cor, da pele, da origem étnica ou da religião. Incentivando esses alunos a se formarem sendo um dos únicos ou os primeiros a se formarem.
Essa historia é baseada em fatos reais.