Fichamento Texto2
CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS APLICADOS AO DIREITO
PROFESSOR: MSC. FRANCISCO DIEMERSON
FICHAMENTO N.º 1
Acadêmico(a): Rodolfo Menezes Mota
Turma: C Período: 2º
Referência Bibliográfica: BAUMAN, Zygmunt e MAY, Tim. A sociologia como disciplina, in: 1925 Aprendendo a pensar com a sociologia, tradução Alexandre Wernek - Rio de Janeiro: Jorge Zahar, Ed. 2010. (p. 11 - 28).
Principais Conceitos:
A sociologia engloba um conjunto disciplinado de praticas, mas também representa considerável corpo de conhecimento acumulado ao longo da história. (p. 11)
A sociologia nesse sentido é um espaço de atividade continua que compara o aprendizado com novas experiências e amplia o conhecimento, mudando, nesse processo, a forma e o conteúdo da própria disciplina. (p. 12)
As preocupações da economia e da ciência politica não são de maneira alguma estranhas a sociologia, o que logo se evidencia em trabalhos sociológicos escritos por estudiosos que se podem identificar como historiadores, cientistas políticos, antropólogos ou geógrafos. A sociologia alias, como outros ramos das ciências sociais, possui sua própria perspectiva cógnita que estabelece questões a lançar acerca das ações humanas, assim como seus próprios princípios de interpretação. (p. 16)
Principais Conclusões:
Ao mesmo tempo, sociólogos são parte dessa experiência e, como tal, não importa quão arduamente tentem manter distancia de seus objetos de estudo – tratando as experiências de vida como objetos “de fora” -, não conseguem desligar-se completamente do conhecimento que buscam compreender. (p. 20)
As ações humanas e as interações que os sociólogos estudam já receberam nomes e já foram analisadas pelos próprios atores, e, dessa maneira, são objetos de conhecimento do senso comum. Famílias, organizações, redes de parentesco, vizinhanças, bairros, aldeias, cidades, nações, igrejas e qualquer outro agrupamento mantido coeso pelas interações humanas regulares já