Resumo De Hist Ria
Depois de conquistar sua independência os Estados Unidos viram-se diante de uma árdua tarefa: organizam sua política interna de maneira a conciliar os interesses das antigas treze colônias. Como a forma de colonização implantada na América do Norte favoreceu a formação de diferentes regiões. Em cada uma delas, as idéias a respeito do novo governo eram tão diferentes quanto às atividades econômicas que desenvolviam.
Assim, uma corrente defendia a organização de um forte governo central e a adoção de tarifas protecionistas que incentivassem o desenvolvimento industrial. A outra corrente, vinculada aos produtores escravistas do sul, defendia uma política livre-cambista, que garantia o escoamento de suas matérias-primas, principalmente o algodão, em troca de produtos industrializados europeus.
Diante dessas duas forças, ficou difícil ao governo definir um único rumo para o país, pois a Constituição americana assumiu um caráter bastante genérico, facultando a cada estado a definição de suas próprias leis, desde que estas não entrassem em conflito com a orientação da União.
Somente com a eleição de Andrew Jackson em 1829 delinearam-se mais claramente as tendências democráticas na sociedade norte-americana. Para isso contribuiu principalmente a adoção do sufrágio universal.
A Guerra de Secessão (separação), nos Estados Unidos, teve início no dia 12 de abril de 1861 e foi um dos conflitos mais importantes da história dos Estados Unidos. Um dos motivos para a guerra civil ter ocorrido foi às diferenças de interesses existentes entre: o industrial moderno representado pelos Estados do Norte, e o arcaico modelo agroexportador mantido pelos sulistas.
O Norte era comandado pela burguesia industrial que defendia o protecionismo alfandegário por não conseguir competir com os preços dos produtos ingleses, de qualidade superior. Já o Sul, que tinha como base a economia agrária, era comandado por uma aristocracia que defendia a liberdade de