RESUMO HISTO RIA
!
!
A essência do classicismo
Um edifício clássico é aquele cujos elementos derivam da arquitetura clássica
(grécia e roma). Esses elementos são empregados de modo padronizado, com colunas, aberturas, frontões e ornamentos específicos para cada uma das ordens clássicas, e tem como finalidade estabelecer harmonia em uma estrutura, seja pelo uso evidente de uma ou mais ordens como componentes dominantes, ou pelo uso de dimensões que requerem a repetição de razões simples. !
Existem cinco ordens. Entre elas estão a toscana, dórica, jônica, coríntia e compósita. !
!
Segundo Serlio, a ordem toscana era considerada a mais grosseira e pesada das cinco ordens, e adequada para fortificações e prisões.!
!
!
!
A ordem dórica tem origem grega, e exemplifica a proporção, força e graça do corpo masculino, devendo ser utilizada em igrejas dedicadas aos santos mais extrovertidos (S. Pedro, S. Jorge).!
!
!
A ordem jônica está entre a dórica e a coríntia em termos de detalhamento, e deveriam ser utilizadas em igrejas para santos mais tranquilos que os da ordem dórica (nem muito fortes nem muitos suaves) e homens de saber.!
!
!
A ordem coríntia baseia-se em exemplos romanos, e distingue-se da ordem jônica pelo seu capitel recoberto por folhas de acanto. É conhecida como uma ordem “virginal” pois eram utilizadas em igrejas dedicadas as virgens, como a Virgem Maria.!
!
!
A ordem compósita combina elementos da ordem jônica e da coríntia e é vista como a mais elaborada das ordens. Também é chamada de ordem romana.!
!
!
!
!
Essas ordens consistem na unidade “coluna-superestrutura” que compreende uma coluna e seu entablamento, e são vistas por Serlio como uma série fechada, na qual nenhum acréscimo seria admissível.!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ!
DISCIPLINA: História e teoria da arquitetura!
ACADÊMICO(A): Larissa Nunes Vieira