Rel Dia 23 De Mar O Fisica
DEPARTAMENTO DE FÍSICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL
– FÍSICA EXPERIMENTAL I
ATIVIDADE 04
Lançamento de projéteis
Sumário:
1- Objetivos do experimento;
2- Desenvolvimento teórico;
3- Roteiro dos procedimentos experimentais;
4- Esquema do aparato utilizado/Descrição dos principais instrumentos;
5- Dados/Cálculos;
6- Gráficos;
7- Resultados e conclusões;
9.1- Resultados (Respostas das questões);
9.2-Conclusão;
8- Referências Bibliográficas.
1 - Objetivos do Experimento;
O principal objetivo deste experimento é estudar o lançamento horizontal de projéteis. Observar também a conservação do momento de inércia e a conservação da energia, aplicando a lei da conservação da energia mecânica. E por fim, comparar e identificar o movimento de lançamento nos casos estudados e apontar qual melhor explica os resultados experimentais.
2- Desenvolvimento teórico;
O Lançamento Horizontal é um movimento composto por um movimento horizontal e um movimento vertical. O movimento vertical é conhecido como queda livre, com aceleração constante, e o movimento horizontal, que não existe nenhuma aceleração, por tanto é um movimento uniforme.
Em cada ponto da trajetória, a velocidade resultante da esfera do experimento (um projétil), é dada pela soma vetorial da velocidade horizontal que permanece constante, e da velocidade vertical, cujo módulo varia, pois a aceleração da gravidade tem direção vertical.
Assim, no lançamento horizontal, à medida que o móvel se movimenta, o módulo de sua velocidade cresce em virtude do aumento do módulo da componente vertical.
Assim, o alcance horizontal R de um determinado projétil, é a distância horizontal percorrida pelo projétil até voltar à sua altura inicial. Ou, a distância entre o ponto de lançamento e o ponto de queda recebe o nome de alcance.
3) Roteiro dos procedimentos experimentais/Esquemas do aparato utilizado;
Para realizar esse