BACT RIAS resumo
Fatores de virulência: o principal fator de virulência frente a esse microrganismo é a proteína A(SpA), uma proteína que está presente na parede d a bactéria e tem capacidade de se ligar à porção FC do anticorpo IgG.
Patogênese: Pode causar infecções cutâneas, profundas e toxico infecções. Infecções cutâneas: impetigo, uma piodermite superficial que inicialmente aparecem vesículas contendo liquido purulento, essas vesículas se expandem e o liquido fica turvo até que acontece o rompimento, após rompido esse liquido forma uma crosta amarelado/acastanhada sobre a lesão. Infecções profundas: endocardite, é adquirida principalmente pelos usuários de drogas ilícitas, pois estes usam essas drogas através da injeção intravenosa e a válvula mais comprometida é a tricúspide. Toxico infecções: intoxicação alimentar estafilocócica, onde os estafilococos liberam enzimas no alimento antes de sua ingestão.
Tratamento: uso de beta-lactâmicos, ou dependendo do paciente, terapia combinada com aminoglicosídios, macrolidios e clorafenicol.
Staphylococcus epidermidis
Fatores de virulência: consegue aderir à superfícies formando biofilmes, capas de produzir toxina, secreta enzimas que podem estar relacionadas com os fatores de virulência.
Patogênese: de modo geral a aquisição é nasocomial, para atuar é necessário que o hospedeiro esteja imunocomprometido, pode causar septicemia e sua infecção ocorrem geral quando o cateter é introduzido sem a adequada pratica, após entrar no organismo, sintetiza biofilme que é mais resistente.
Tratamento: é feito através do uso de antibióticos.
Streptococcus pneumoniae
Fatores de virulência: principais são, a capsula, a parede celular e varias proteínas localizadas na superfície da célula ou no citoplasma, como proteínas que se ligam à colina, adesina A da superfície de pneumococos, etc.
Patogênese: a infecção tem início com a colonização na nasofaringe. A reação inflamatória é basicamente causada pelas estruturas presentes na