Fichamento Constant
Campus Belém
Licenciatura Plena em História
História e historiografia Antiga I
Prof. Me. Thiago Boim
Ana Lúcia Gonçalves RA 1512312
Antônio Carlos Garcia Miranda RA 1421963
Jane Cleia Ribeiro de Almeida RA 1516157
Josinaide Dutra da Silva RA 1512267
Lana Mara Guierme da Silva RA 1515801
Lívia Fabiana Furlan Leal RA 1513259
Rodrigo Alves Pereira RA 1514217
Fichamento Textual:
CONSTANT, Benjamin. “Da liberdade dos antigos comparada à dos modernos”. In: http://www.fafich.ufmg.br/~luarnaut/Constant_liberdade.pdf
“Proponho-me submeter a vosso julgamento algumas distinções, ainda bastante novas, entre duas formas de liberdade (...) Uma é liberdade cujo o exercício era tão caro aos povos antigos; a outra, aquela cujo uso é particularmente útil para as nações modernas. Esta análise será interessante, salvo engano, sob um duplo aspecto.”
“Primeiro, a confusão destas duas espécies de liberdade foi, entre nós, durante épocas por demais conhecidas de nossa revolução, a causa de muitos males (...)”
“Em segundo lugar, levados por nossa feliz revolução (eu a chamo feliz apesar de seus excessos, porque atento para seus resultados) a desfrutar os benefícios dc um governo representativo, é interessante e útil saber por que este governo, o único sob o qual podemos hoje encontrar alguma liberdade e tranqüilidade, foi inteiramente desconhecido para as nações livres da antiguidade.”
“(...)pretendeu-se descobrir marcas desse governo em alguns povos antigos, na república da Lacedemônia por exemplo, e em nossos ancestrais, os gauleses; mas é um engano.”
“O governo da Lacedemônia era uma aristocracia monacal, de modo nenhum um governo representativo. O poder dos reis era limitado, mas o era pelos Éforos (…) Sem dúvida, os Éforos, depois de terem sido instituídos pelos reis, foram nomeados pelo povo. Mas eram apenas cinco. Sua autoridade era religiosa tanto quanto política (…) sua prerrogativa, como a de quase todos os magistrados populares nas